Aeroportos terão pontos de vacinação a partir de segunda

Medida foi anunciada junto com a determinação de quarentena para viajantes não vacinados

BandNews FM

Aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Galeão (RJ) terão pontos de vacinação. Foto: Agência Brasil
Aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Galeão (RJ) terão pontos de vacinação.
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai implantar a partir de segunda-feira (13) postos de vacinação contra a Covid-19 em três dos maiores aeroportos brasileiros. Os terminais de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF) terão imunizantes disponíveis até para estrangeiros que cheguem ao país e não estejam vacinados. No entanto, os estrangeiros que se vacinarem aqui ainda precisaram cumprir quarentena obrigatória de cinco dias.

Nesta quinta-feira (9), o governo publicou uma portaria determinando a quarentena de viajantes não vacinados a partir de sábado (11). Aqueles que não estiverem imunizados precisaram passar cinco dias isolados e precisarão fazer um novo teste para detecção do coronavírus neste período.

A medida é uma alternativa ao passaporte da vacina, defendido pela Anvisa para impedir a chegada de estrangeiros não vacinados no país.

O turista que chegar precisará preencher uma declaração de saúde e informar o local em que fará a quarentena. A fiscalização, segundo o Ministério da Saúde, ficará a cargo das secretarias municipais.

A quarentena será cumprida no destino final do viajante. Logo, se um turista vier ao Brasil para visitar Salvador, por exemplo, mas desembarcar em São Paulo, não terá que passar por teste ou isolamento na capital paulista.