Aeroporto de Guarulhos tem voos cancelados após bolsonaristas fecharem estradas

Passageiros relatam que terminal internacional está lotado e que tripulações não conseguem chegar ao aeroporto para dar sequência aos voos

BandNews FM

Passageiros não conseguem táxi para deixar Aeroporto de Guarulhos. Foto: reprodução
Passageiros não conseguem táxi para deixar Aeroporto de Guarulhos.
Foto: reprodução

A manifestação de caminhoneiros e grupos contrários ao resultado da eleição presidencial afetou o funcionamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos durante a noite de segunda (31) e a madrugada desta terça (1). Passageiros que estão no terminal da região metropolitana de São Paulo afirmam que voos foram cancelados e outros atrasados por falta de tripulantes.

A administração do aeroporto afirma que ao menos três voos foram cancelados por conta de bloqueios no acesso ao terminal. O aeroporto de Guarulhos é o maior e mais movimentado do país.

Brasileiros que sairiam em um voo da American Airlines de Dallas, nos Estados Unidos, afirmam que a companhia cancelou a partida em direção ao Brasil por conta da incerteza nas estradas brasileiras.

Em entrevista à BandNews FM, o professor Rodrigo Reis, que está no Aeroporto de Guarulhos, afirma ter esperado por horas para deixar a capital. Companhias disseram aos passageiros que os funcionários estão presos em hotéis esperando pela liberação das rodovias para seguirem ao terminal e concluir os voos.

Ele mora em Dallas, nos Estados Unidos, e está no Brasil depois de visitar a família. Em contato com a reportagem, Rodrigo Reis disse que muitos passageiros estão se aglomerando no terminal 3, a ala internacional de Guarulhos, sem qualquer previsão de voo.

Ouvintes da BandNews FM também relataram que estão impossibilitados de chegar ao terminal de Cumbica por vários bloqueios nas proximidades de Guarulhos. A Rodovia Helio Smidt, que dá acesso ao terminal, tem registro de protesto e interdição por um grupo bolsonarista.

A Latam afirma que alguns voos foram impactados devido ao “bloqueio de importantes vias do Brasil, situação totalmente alheia ao seu controle, alguns voos foram impactados”. A companhia recomenda que os passageiros cheguem com antecedência ainda maior para embarcar nos voos e que consultem o status do voo antes de sair de casa.

A Azul afirma que apenas dois voos sofreram pequenos atrasos após impactos na operação, mas que nenhuma aeronave deixou de decolar por conta dos bloqueios nos acessos ao terminal.