O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem uma manhã movimentada e com registros de atrasos e cancelamentos. Nesta quinta-feira (2), ao menos 26 chegadas e partidas foram desmarcadas como reflexo do fechamento do terminal um dia antes.
Por volta das 19h50 desta quarta-feira (1), na véspera do feriado de Finados, um avião de pequeno porte vindo de Cuiabá, no Mato Grosso, teve um problema no trem de pouso e ficou parado na pista. O incidente suspendeu as atividades em Congonhas por cerca de duas horas.
A operação foi estendida em uma hora para tentar melhorar as atividades. Por estar em uma área residencial, as operações são suspensas entre 23h e 6h.
Pousos e decolagens foram reiniciadas no início da manhã desta quinta-feira (2) e há o registro de filas no terminal. Reflexos também são sentidos em outros aeroportos, já que Congonhas é o segundo mais movimentado do Brasil e distribui voos para diferentes destinos.
Os terminais de Guarulhos e Viracopos, no interior de São Paulo, receberam 17 voos alternados de Congonhas no período de suspensão das atividades.
Este é o segundo episódio envolvendo aviões de pequeno porte no terminal paulista em uma semana. No domingo (29), as atividades foram paralisadas quando uma aeronave enfrentou problemas no pouso. Na ocasião, o aparelho chegava de Goiânia.