Aeroporto de Congonhas interrompe atividades após apagão em torre de controle

Pelo menos 14 pousos e 25 decolagens foram cancelados; 13 voos alternados para outros aeroportos

Por Eduardo Frumento

Aeroporto de Congonhas
Reprodução/Agência Brasil

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foi fechado para pousos e decolagens na tarde desta sexta-feira (15)  por causa de um problema na torre de controle.

Os pilotos foram avisados, via rádio, que havia uma falha no sistema de monitoramento de voos e que não havia como o terminal operar no momento. Pousos que seriam realizados no local foram desviados para outros aeroportos.

Em nota, a administradora do aeroporto informou que houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a torre de controle. Segundo a assessoria de imprensa de Congonhas, as operações foram normalizadas às 15h51 desta sexta. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que o problema ocorreu por causa da falha de abastecimento de energia da torre do Aeroporto de Congonhas, devido à ocorrência de fogo na linha de transmissão. O problema afetou a torre de controle do aeroporto, fazendo o plano de contingência ser ativado. 

De acordo com a administradora do aeroporto, até às 18h, houve o registro de 14 pousos cancelados, 25 decolagens canceladas e 13 voos alternados para outros aeroportos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.