Formado nas categorias de base do Corinthians, Adson teve uma rápida ascensão entre os profissionais. Em seu primeiro ano na equipe principal, o jovem de apenas 20 anos ganhou espaço entre os titulares e hoje é peça-chave na formação do técnico Sylvinho.
Adson subiu ao profissional no início da temporada 2021, quando o Timão era comandado ainda por Vagner Mancini. Com a chegada do atual treinador, o meia precisou se adaptar a um novo posicionamento para ganhar espaço na equipe.
Acostumado a atuar centralizado ou aberto pela direita, Adson passou a ser utilizado pela esquerda do ataque. “Como para todo jogador, não é fácil você sair da posição. Mas o professor Sylvinho foi colocando, foi dando as oportunidades nos treinos, estava gostando, foi me dando confiança e sempre falava ‘treina forte que sua oportunidade vai chegar’. E quando chegou consegui agarrar e manter minha titularidade.”
O primeiro gol de Adson com a camisa do Corinthians foi marcado no dia 26 de julho, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Diante do Ceará, no último domingo (15), em Itaquera, o jogador alvinegro marcou o primeiro após passe de Roni, e o segundo, de cabeça, após cruzamento de Fábio Santos. A participação nas duas bolas na rede faz parte de um pedido feito por Sylvinho.
“O Sylvinho sempre deixa bem claro que a gente é que procura nossos espaços. Ele me deixa bem à vontade para flutuar no meio, para entrar na área, falou que queria que eu pisasse bastante na área. Então, quando vejo que o Jô sai para fazer essa flutuação, eu tento compor e tem dado certo.”
Adson faz parte de uma safra formada no Terrão e que ganha espaço diante das dificuldades financeiras do clube em ir ao mercado da bola. João Victor, Roni e Gustavo Mosquito, também das categorias de base, fazem companhia ao meia-atacante entre os titulares. Apesar da pouca idade, o jovem afirma que está pronto para lidar com a pressão.
“Desde a base a gente sempre trabalhou por esse momento, pra chegar um dia no profissional. Então, todos os meninos que subiram, assim como eu, estão prontos preparados para vestir a camisa do Corinthians e assumir a responsabilidade.”
Em entrevista ao repórter Mauricio Ferreira, Adson também comentou sobre as ambições do time na temporada e a importância da presença de jogadores experientes como Giuliano e Renato Augusto. Confira.