A jornalista Adriana Araújo, âncora do Entre Nós, da BandNews FM, fez um relato emocionado na abertura da edição desta segunda-feira (13) sobre a situação pela qual passa o Rio Grande do Sul, devastado pelos temporais e enchentes. Ela esteve em cidades fortemente afetadas pelas chuvas e contou que presenciou um país unido, com brasileiros com precisando de ajuda e brasileiros ajudando sem perguntar nada.
“A ajuda está chegando. As pessoas estão sendo acolhidas, e essa notícia é péssima para quem aposta no pior, para quem vive de apostar na discórdia, em um país dividido. E eu quero dizer para vocês: eu vi um Brasil. Eu vi um país unido, eu vi brasileiros precisando profundamente de uma mão estendida. E essa mão está estendida. Eu vi brasileiros precisando de ajuda, e eu vi brasileiros ajudando. Eu vi pessoas sem perguntar ‘de que partido você é?’ ‘Em quem você votou?’ ‘Qual o partido do prefeito dessa cidade?'. As pessoas estão estendendo a mão e ajudando", relatou para depois criticar a onda de polarização sobre a situação do estado em discussões nas redes sociais das últimas semanas. A jornalista também criticou os disseminadores de notícias falsas sobre a ajuda aos gaúchos neste contexto.
Adriana viu de perto e reconheceu que há diversos problemas de logística, até por conta da infraestrutura afetada pela força das águas, como a chegada das doações, mas exaltou o trabalho de voluntários e das Forças Armadas no estado. A jornalista destacou ainda que diversas cidades apresentam um “cenário de guerra”.
“Estive em Arroio do Meio, uma cidade que parece devastada por uma guerra, parece que as casas foram bombardeadas. Sobrou um topinho da cidade de pé, o resto está tudo tomado, tudo destruído. No meio do nada, surgiu uma caminhonete cheia de água. As pessoas me oferecendo comida e água. ‘Tem mais alguém aqui precisando de comida?’. A ajuda está chegando e eu acho muito importante começar o Entre Nós de hoje falando disso porque, mesmo enxergando o trauma no olhar das pessoas, a dor no olhar e na fala das pessoas, eu também enxerguei a beleza que é um Brasil de solidariedade, um Brasil que sabe ser um Brasil, que sabe ajudar quem precisa. E isso é a maior riqueza, que nenhum temporal leva, nenhuma tragédia leva. É isso que a gente não pode perder. Faço questão, mesmo ficando emocionada, de abrir o Entre Nós falando disso”, relembrou emocionada.
Por fim, Adriana fez um apelo para que as pessoas não disseminem notícias falsas e voltou a exaltar a corrente de ajuda nacional aos gaúchos, que vão precisar de ajuda por muito tempo.
“É bonito enxergar um país que sabe ser solidário. Que isso vença sempre qualquer tipo de gente sem escrúpulos, que tenta espalhar fake news. Queria muito falar sobre isso com vocês hoje, porque eu fiquei totalmente desconectada de qualquer coisa de fake news. Vendo o que estava acontecendo, mas eu conectei naquilo que eu precisava narrar, naquilo que eu precisava mostrar. As pessoas que precisam de ajuda, e ajuda que está chegando”, completou.