
O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2025, que começa neste sábado (22) e vai até setembro, tem uma novidade que vai além das questões técnicas e táticas: a implementação do Gesto Antirracismo da Fifa.
O mecanismo consiste em cruzar o braço em X para informar ao árbitro que alguma jogadora está sendo alvo de ofensas racistas durante uma partida.
Outro acréscimo na atual edição é a adoção do protocolo de concussão, que permite uma substituição extra caso uma jogadora se lesione com um choque na cabeça. No entanto, a troca só pode ser feita uma vez por cada time durante os 90 minutos.
As fases eliminatórias da competição também vão contar com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos.
AGENDA
Três jogos marcam o início do campeonato, incluindo o duelo - às 16h - entre Internacional e o estreante na série A1, Bahia, e o confronto entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, às 21h.
De acordo com o regulamento divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase e as oito melhores colocadas avançam para as quartas de final.
O Corinthians, atual campeão e maior vencedor da competição, se prepara para entrar em campo na próxima segunda-feira (24) contra o Real Brasília.
DESTAQUES
O Palmeiras, um dos times que abre o calendário da competição, quer tirar a hegemonia corintiana do campeonato. As Palestrinas que conquistaram o título de campeãs no Paulistão Feminino 2024, chegam nesta temporada com reforço de seis jogadoras, entre elas a zagueira Carla Tays – ex-Internacional.
O São Paulo entra em campo em busca do primeiro título no Brasileirão Feminino. As Soberanas foram vice no ano passado e já começaram a temporada como campeãs da Supercopa Feminina 2025, no último sábado (15).
Apesar de perder a Supercopa para o tricolor, o Corinthians ainda segue como favorito ao título do Campeonato Brasileiro deste ano. Com seis títulos, sendo quatro consecutivos, as Brabas vão ser o principal alvo das equipes. O Timão conta com nove estreantes, com destaque para a meio-campista Andressa Alves.
*Sob supervisão de Bruno Camarão