UOL - O melhor conteúdo

Ação antirracista marca edição 2025 do Brasileirão Feminino

Quatro equipes são novidades na competição que começa neste sábado (22)

Celine Dutra

Ação antirracista marca edição 2025 do Brasileirão Feminino
Quatro equipes são novidades na competição que começa neste sábado
Nayra Halm/Staff Images/CBF

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2025, que começa neste sábado (22) e vai até setembro, tem uma novidade que vai além das questões técnicas e táticas: a implementação do Gesto Antirracismo da Fifa.  

O mecanismo consiste em cruzar o braço em X para informar ao árbitro que alguma jogadora está sendo alvo de ofensas racistas durante uma partida.  

Outro acréscimo na atual edição é a adoção do protocolo de concussão, que permite uma substituição extra caso uma jogadora se lesione com um choque na cabeça. No entanto, a troca só pode ser feita uma vez por cada time durante os 90 minutos.  

As fases eliminatórias da competição também vão contar com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos.  

AGENDA 

Três jogos marcam o início do campeonato, incluindo o duelo - às 16h - entre Internacional e o estreante na série A1, Bahia, e o confronto entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, às 21h.   

De acordo com o regulamento divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase e as oito melhores colocadas avançam para as quartas de final.   

O Corinthians, atual campeão e maior vencedor da competição, se prepara para entrar em campo na próxima segunda-feira (24) contra o Real Brasília.  

DESTAQUES  

O Palmeiras, um dos times que abre o calendário da competição, quer tirar a hegemonia corintiana do campeonato. As Palestrinas que conquistaram o título de campeãs no Paulistão Feminino 2024, chegam nesta temporada com reforço de seis jogadoras, entre elas a zagueira Carla Tays – ex-Internacional.  

O São Paulo entra em campo em busca do primeiro título no Brasileirão Feminino. As Soberanas foram vice no ano passado e já começaram a temporada como campeãs da Supercopa Feminina 2025, no último sábado (15).   

Apesar de perder a Supercopa para o tricolor, o Corinthians ainda segue como favorito ao título do Campeonato Brasileiro deste ano. Com seis títulos, sendo quatro consecutivos, as Brabas vão ser o principal alvo das equipes. O Timão conta com nove estreantes, com destaque para a meio-campista Andressa Alves. 

*Sob supervisão de Bruno Camarão

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar