O presidente Lula participa nesta quarta-feira (8) de uma série de eventos relacionados aos episódios ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando centenas de pessoas invadiram as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em Brasília.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estará ausente da cerimônia em razão de uma viagem ao exterior e será representado pelo primeiro vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, está em Alagoas e não confirmou presença.
A cerimônia vai contar com a presença de ministros como Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, do Planejamento. Além deles, magistrados do Supremo Tribunal Federal, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, participarão do evento.
Até o momento, o Ministério Público Federal denunciou 1.682 pessoas envolvidas nos ataques criminosos. Desse total, 371 réus já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal e outros 535 denunciados por crimes de menor gravidade assinaram acordo com o MPF.
Veja a programação completa:
1º Momento. Sala de Audiências, do Palácio do Planalto, às 9h30. Será feita a reintegração de obras de arte - relógio do século XVII e ânfora - tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça. Há previsão de imprensa de imagem.
2º Momento. Terceiro andar do Palácio do Planalto, às 10h30, também com previsão de imprensa de imagem. Será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. E cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas.
3º Momento. Cerimônia com a presença de autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h.
4º Momento. Abraço da Democracia, na Praça dos 3 Poderes. Trata-se de um ato simbólico com a participação do presidente Lula após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.