Depois de uma semana sem água, o abastecimento de bairros do Rio de Janeiro deve ser normalizado neste domingo (1º), segundo as concessionárias que atendem aos consumidores. As torneiras secaram quando uma manutenção programada no Sistema Guandu, que atende milhões de fluminenses, atrasou.
Durante a manutenção anual, que é executada pela Cedae, concessionárias de distribuição de água aproveitaram para realizar outros serviços no sistema, mas as intervenções terminaram apenas na última quinta-feira (28). Apesar isso, muitos moradores ainda estão sem acesso ao recurso.
Neste sábado, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio enviou um documento à concessionária e ao governador Cláudio Castro solicitando informações sobre as medidas de reparação e suporte às pessoas e setores afetados pelo desabastecimento de água.
Com denúncias de cobranças abusivas por caminhões-pipa, a Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio determinou a abertura de um processo administrativo para investigar o caso.