8 em cada 10 brasileiros apoiam o passaporte da vacina

Pesquisa do Datafolha aponta que 18% dos entrevistados são contrários a obrigatoriedade da vacina para entrar em determinados locais

Rádio BandNews FM

Pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 12 e 13 de janeiro, com 2023 pessoas  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 12 e 13 de janeiro, com 2023 pessoas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Oito em cada 10 brasileiros dizem apoiar a exigência do passaporte da vacina em locais fechados, como bares, restaurantes, entre outros. É o que aponta a mais recente pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (18).

Outros 18% são contrários à cobrança do comprovante e 1% preferiu não responder.

O "passaporte" é um certificado comprovando que o cidadão se imunizou contra a Covid-19. Pode ser tanto a carteira física de vacinação quanto o documento online, conseguido através do ConecteSUS ou por sites e aplicativos dos governos estaduais.

A pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 12 e 13 de janeiro, com 2023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

MEDO DO VÍRUS

Quando perguntados sobre o medo de contrair o vírus, 39% dos entrevistados afirmam ter muito medo da infecção pelo coronavírus. O percentual já foi de 55% em março de 2021.

Outros 37% dizem ter um pouco de medo e 18% afirmam não ter medo nenhum, segundo o Datafolha.

Para 48% dos brasileiros, a pandemia está – em parte – controlada.

Outros 45% dizem que a crise sanitária está fora de controle e 4% afirmam acreditar que está totalmente controlada.