O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a “tentativa de golpe” dos aliados de Jair Bolsonaro insatisfeitos com a derrota nas eleições de 2022 “não teria acontecido sem o ex-presidente.”
“Ele (Bolsonaro) passou o tempo inteiro mentindo sobre as eleições, esta foi uma tática que ele gerou para desmoralizar o processo eleitoral", afirmou o chefe do Executivo.
Horas depois da Operação Tempus Veratis ser flagrada pela Polícia Federal, Lula comentou a ação dos agentes na manhã desta quinta-feira (08) na Rádio Itatiaia.
“Um dado concreto é que houve a tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia. Queremos saber quem financiava aqueles acampamentos para que nunca mais se repita o ato do 8 de janeiro”, acrescentou o presidente.
Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Até o momento, dois aliados de Bolsonaro foram presos: Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens, e Filipe Martins, ex-assessor internacional.