“8 de janeiro mostra a falácia do sistema de autorregulação das redes sociais”, diz Moraes

Declaração foi feita durante julgamento de responsabilidade de conteúdos postados pelos usuários nas plataformas nesta quinta-feira (28)

Rádio BandNews FM

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, declarou nesta quinta-feira (28), que os atos criminosos de 8 de janeiro de 2023 representam uma falência do sistema de regulamentação disponibilizado pelas redes sociais. A afirmação foi feita durante o julgamento de responsabilidade de conteúdos postados pelos usuários nas plataformas.

"É faticamente impossível defender, após o dia 8 de janeiro, que o sistema de autorregulação funciona. Falência total e absoluta. Tudo foi organizado pelas redes, ou parte das redes", afirmou. 

Moraes também relembrou que as invasões ao Supremo, Congresso e o Palácio do Planalto, foram transmitidas ao vivo nos perfis dos participantes dos atos. “As pessoas fazendo vídeo, postando nas redes sociais, chamando mais gente para destruir, e as redes sociais não retiraram nada. Por que? Like em cima de like, um sistema de negócio, monetização", acrescentou.

Os ministros seguem em julgamento e também discutem se as redes sociais podem ser processadas por danos causados com conteúdos publicados por usuários, mesmo que as redes não tenham recebido antes uma ordem para a retirada das postagens não reguladas.

Tópicos relacionados