Uma nova pesquisa do Datafolha aponta que 79% dos brasileiros apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no país. O porcentual representa 132,5 milhões de brasileiros. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (17) aponta que o apoio é maior entre as mulheres (83%) do que entre os homens (75%).
Entre os entrevistados. 17% se dizem contrários a imunização dos menores e 4% não opinaram.
A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 12 e 13 de janeiro, ouvindo 2023 pessoas com mais de 16 anos em todos os estados brasileiros.
Entre os pais e responsáveis de crianças entre 5 e 11 anos, 76%, ou 36,9 milhões de pessoas, afirmaram que vão levar as crianças para se imunizarem contra a doença.
O mesmo levantamento mostra que, para 58% dos entrevistados, Jair Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda quando o assunto é a vacinação de crianças.
Para 25%, o presidente mais ajuda do que atrapalha e 14% não souberam responder. Outros 2% disseram que nem ajuda nem atrapalha.
A aplicação da vacina da Pfizer em crianças foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro, após a apresentação de estudos sobre a eficácia do imunizante em menores de idade. A aplicação das doses, no entanto, só começou no dia 14 de janeiro.
Antes, o Ministério da Saúde idealizou uma consulta pública nunca antes realizada para a liberação de imunizantes e só colocou a vacina no calendário nacional de imunização no dia 5 de janeiro.
A previsão do ministério é vacinar 20 milhões de crianças nos próximos meses, até o fim de janeiro, no entanto, apenas 4 milhões de doses devem ser entregues.