75% dos paulistanos não sabem em quem votar, diz pesquisa

Eleições municipais estão marcadas para outubro, e levantamento mostra possível empate entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB)

Rádio BandNews FM

75% dos paulistanos não sabem em quem votar, diz pesquisa
Urnas para votação
Agência Brasil

Em São Paulo, cerca de 75% das pessoas ainda não sabem em quem vão votar nas eleições municipais marcadas para outubro. É o que aponta a mais recente pesquisa feita pelo Instituto Paraná.

No levantamento espontâneo, em que o entrevistador apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar, 8,7% disseram que votarão em Guilherme Boulos, do PSOL, e 5,3% responderam que vão votar em Ricardo Nunes, do MDB – um empate técnico, considerando a margem de erro. Nesse cenário, Tabata Amaral, do PSB, tem 1,2% das intenções.

Kim Kataguiri (União Brasil), Marina Helena (Novo) e Ricardo Salles (PL), que, mesmo desistindo do pleito, foi citado, não atingiram 1% das intenções.

Ainda de acordo com a pesquisa, Boulos e Nunes aparecem empatados em números gerais: o pré-candidato do PSOL tem 33% das intenções, e o atual prefeito tem 32%. Tabata aparece em terceiro com 9,7%, Kim Kataguiri com 5,2% e Marina Helena tem 3,2% das intenções de voto.

O Instituto Paraná Pesquisas também simulou o segundo turno entre Boulos e Nunes: o atual prefeito aparece na frente com 43,3% das intenções contra 39,6% do deputado do PSOL.

Boulos, ao mesmo tempo que possui o voto mais certo – quase 20% dos entrevistados afirmam que com certeza votariam nele –, é o candidato que tem a maior rejeição: 37,7% afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Já a rejeição a Ricardo Nunes beira os 32%.

Um ponto interessante da pesquisa é que, apesar de uma aparente polarização na disputa pela prefeitura, com Lula apoiando Boulos e Bolsonaro apoiando Nunes, esse apoio não aparece como o principal motivo para que um eleitor escolha o próximo prefeito.

46,7% dos entrevistados afirmam que vão votar pelo projeto de governo de cada um; 22% dizem que não vão levar nada em consideração e só vão decidir na semana da eleição; 16,5% afirmam que votarão no candidato de Lula, e 12,4% dizem que vão votar no candidato apoiado por Jair Bolsonaro.

O Instituto Paraná ouviu 1.502 eleitores entre os dias 14 e 19 de fevereiro. A pesquisa tem um índice de confiança de 95% e a margem de erro é de 2,6 pontos para cima ou para baixo.