Uma pesquisa realizada entre os dias 10 e 14 de fevereiro pela Serasa revela que 74% dos entrevistados deixariam de ir a algum evento de Carnaval por questões de segurança. Além disso, para 48% dos entrevistados afirmam ter medo em relação a golpes e fraudes aumentam nesta época do ano.
O levantamento ainda mostra que 3 a cada 10 pessoas já perderam ou tiveram algum pertence furtado, ou roubado em eventos de carnaval. O estudo tem como objetivo conhecer hábitos e as percepções de segurança de dados durante o período de folia.
A pesquisa foi realizada por meio de questionário online, e considerou respondentes de todos os estados do Brasil, todas as faixas etárias, rendas e escolaridade.
Entre os entrevistados, os itens que eles não deixam de levar na hora do bloco ou da festa são: celular, dinheiro e documentos. Mesmo com o celular em destaque, preferência ainda é maior pelo documento físico (59%) em detrimento da versão digital no aplicativo do celular (41%).
O mesmo acontece para os que utilizam o cartão bancário como forma de pagamento no Carnaval: 62% optam pelo cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o cartão digital. As mais comuns foram: Clonagem do cartão bancário (18%); compras usando dados do cartão (15%); e Nome sujo com dívidas que não reconhecem (9%).
A pesquisa foi realizada de forma aleatória, por meio de questionário online, e considerou respondentes de todos os Estados do Brasil, todas as faixas etárias, rendas e escolaridade.