O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, na manhã deste sábado (07), o desfile cívico-militar de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Democracia e Independência foi o tema escolhido para esse ano.
No Rolls-Royce presidencial, já usado anteriormente, Lula chegou à Esplanada após passar pelas tropas próximas ao Palácio do Planalto.
O presidente foi recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e por comandantes das Forças Armadas.
Marcaram presença ao lado de Lula o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e outros ministros da Corte, como Alexandre de Moraes.
A primeira-dama Janja Lula da Silva não estava presente, já que aceitou o convite para discursar na 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques no Catar.
Neste ano, as celebrações foram divididas em três eixos. O primeiro sobre a participação do Brasil no G20, o segundo trouxe os profissionais que participaram da reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes e o terceiro, falou da melhoria na cobertura vacinal das crianças brasileiras no último ano.
Tudo isso somado ao desfile cívico-militar das Forças Armadas, com veículos especiais, muita música, e a esquadrilha da fumaça.