52% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro tentou golpe, diz Datafolha

Instituto entrevistou 2.002 eleitores, e 39% creem em inocência de ex-presidente

Band News FM

Uma pesquisa Datafolha, publicada nesta quarta-feira (18), aponta que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado em 2022 após perder as eleições para o presidente Lula. Outros 39% consideram o ex-presidente inocente, de acordo com o levantamento, publicado no jornal Folha de S.Paulo. 7% dos entrevistados declararam não saber o papel de Bolsonaro.

Em comparação com pesquisas anteriores, houve oscilação para baixo no porcentual dos que acreditam que houve tentativa de golpe. Em março, o levantamento apontava que essa parcela era de 55%. Já a fatia dos que consideram Bolsonaro inocente permaneceu estável em 39%.

Segundo os dados, os que mais acreditam na tentativa de golpe são pessoas com menos escolaridade (59%), de baixa renda (60%) e moradores do Nordeste (64%). Já aqueles que avaliam que Bolsonaro não teve intenção golpista são, em maior parcela, pessoas com ensino superior (47%), maior renda (59%), residentes da região Sul (50%) e evangélicos (52%).

Além disso, o Datafolha analisou a percepção sobre o risco de golpe após os atos de 8 de janeiro. Os resultados foram:

  • 43% acreditam que o país correu grande risco;
  • 17% avaliam que houve risco moderado;
  • 8% consideram que o risco foi pequeno;
  • 25% entendem que não houve risco;
  • 7% não souberam responder.

Outra questão abordada foi o papel de Bolsonaro em planos que visavam a morte de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Nesse ponto, as respostas foram divididas:

  • 39% creem que Bolsonaro teve envolvimento;
  • 46% disseram que ele não participou;
  • 15% declararam não saber.

O Supremo Tribunal Federal recebeu, em novembro, um inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro e outras 36 pessoas foram indiciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe e organização criminosa.

Tópicos relacionados