40 municípios do Amazonas em estado de emergência devido à seca

Mais de 250 mil pessoas estão sendo afetadas; fornecimento de energia passa a ser preocupação

Rádio BandNews FM

: Seca na Amazônia causa paralisação da hidrelétrica Santo Antônio, em RO
Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho (RO) Paulo Vitale/Divulgação Santo Antônio Energia

Um novo boletim da Defesa Civil do Amazonas aponta que 40 municípios estão em situação de emergência por causa dos reflexos da seca de níveis históricos no estado. Ao todo, mais de 250 mil pessoas estão sendo afetadas.

Devido aos baixos níveis dos principais rios, a navegação fluvial, considerada essencial na região, prejudica o abastecimento de água potável, alimentos e outros recursos básicos.

Em visita ao Amazonas, nesta quarta-feira (4), uma comitiva do governo federal anunciou medidas como dragagem de rios para garantir a tráfego de embarcações, antecipação de auxílios, como o Bolsa Família, e envio de recursos às prefeituras.

Outra preocupação é com o fornecimento de energia elétrica, já que a hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, teve a operação suspensa por conta da seca no Rio Madeira, que banha Rondônia e Amazonas.

A linha de transmissão, conhecida como "linhão" do Rio Madeira, responsável por fazer a ligação entre o sistema do Norte e a Região Sudeste, também foi suspensa. O Operador Nacional do Sistema Elétrico também avalia a situação de hidrelétricas do Amapá.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.