A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 37 homens acusados de violência psicológica e perseguição contra mulheres. Nesta segunda-feira (8), a corporação realizou o "Dia D" da Operação Stalking, iniciada no primeiro dia de agosto e que visa combater esses crimes.
Os mandados de prisão foram cumpridos por todo o estado com a participação de agentes das 14 delegacias de Atendimento à Mulher do Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Civil, todos os detidos já vinham sendo investigados e foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, sendo encaminhados em seguida para o sistema prisional.
Segundo a diretora do Departamento-Geral de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher, Gabriela Von, em muitos casos essa violência emocional pode terminar em feminicídio.
Ainda de acordo com ela, é fundamental denunciar os casos de violência contra mulheres. O apoio de amigos e familiares pode fazer com que as vítimas se sintam mais seguras e confortáveis em procurar pela polícia.
A operação faz parte da comemoração dos 16 anos da Lei Maria da Penha, completados no domingo (7). Além deste trabalho, neste mês, a Polícia Civil também está intensificando ações de prevenção, como palestras em escolas, universidades e outras campanhas educacionais.