O governo federal brasileiro resgatou, na manhã desta quarta-feira (1º), 33 brasileiros de 12 famílias que estavam na Cisjordânia. Em uma nova fase da Operação Voltando em Paz, a repatriação aconteceu com 12 homens, 10 mulheres e 11 crianças. No grupo, eram seis idosos.
De acordo com o embaixador Alessandro Candeas, veículos, entre vans e ônibus alugados, foram conduzidos até Jericó: "Eles foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel".
Todos serão embarcados numa aeronave da Presidência da República. A previsão de decolagem é de acontecer ainda nesta quarta (1º). O destino final das pessoas repatriadas será Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um).
No fim da operação, ao todo, 1.446 passageiros, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, terão tido o retorno seguro. No total, são 1.443 brasileiros e três bolivianas, além de 53 animais de estimação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve conversas com com dirigentes dos Emirados Árabes Unidos, de Israel, da Palestina, do Egito, da França, da Rússia, da Turquia, do Irã, do Catar e do Conselho Europeu desde o início da guerra, no dia 7 de outubro.