UOL - O melhor conteúdo

25% dos brasileiros dizem ter menos comida que o suficiente na própria casa, segundo Datafolha

Segundo o levantamento divulgado neste domingo (13), 58% dos entrevistados admitiram que, diante da inflação, passaram a comprar menos alimentos

BandNews FM

Uma nova pesquisa feita pelo Datafolha aponta que a alta de preços está tirando comida da mesa dos brasileiros. Segundo o levantamento divulgado neste domingo (13), 58% dos entrevistados admitiram que, diante da inflação, passaram a comprar menos alimentos.

Entre os mais pobres, o porcentual sobe para 67%.

No geral, 80% dos brasileiros disseram ter adotado alguma mudança devido ao aumento de preços. Entre eles, 61% passaram a comer menos fora de casa e 50% trocaram a marca do café comprado por uma mais acessível.

25% dizem ter menos comida que o suficiente na própria casa.

Ainda por causa da inflação, 50% dos brasileiros diminuíram o consumo de água, luz e gás; 47% buscaram uma nova renda; 36% reduziram a compra de remédios; 32% deixaram de pagar dívidas; e 26% atrasaram as contas de casa.

Nesta segunda-feira (14), em meio ao aumento de preços é comemorado o Dia Mundial do Café. A bebida é uma das mais consumidas pelos brasileiros, mas, nos últimos 12 meses, ficou 77% mais cara. Apenas em 2025, a alta é de 30%.

Entre os motivos para a elevação no preço do café está a queda da oferta do produto, principalmente por causa da redução da safra no Vietnã. O IBGE estima que o Brasil vai produzir 5,8% menos café em grão nesta safra do que na anterior.

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar