A Força Aérea Brasileira decolou de Beirute nesta segunda-feira (7) com o segundo grupo de brasileiros repatriados do Líbano. A capital libanesa é alvo de novos bombardeios de Israel e o risco de uma guerra mais ampla no Oriente Médio preocupa as autoridades.
No domingo (6), um primeiro grupo com 228 brasileiros, sendo 10 bebês de colo e três animais de estimação, chegou à Base Aérea de Guarulhos. O presidente Lula acompanhou a chegada do avião, um KC-30, a maior aeronave da FAB.
No primeiro grupo, foram priorizados turistas brasileiros que não conseguiram deixar o país atacado e pessoas com prioridade por lei, os idosos, crianças e mulheres grávidas.
Logo após o pouso no Brasil, a Força Aérea trocou a tripulação, embarcou doações humanitárias e o voo decolou para Lisboa, em Portugal. Por lá, o avião fez uma parada técnica e conseguiu autorização para voar ao Líbano e resgatar mais uma parte dos quase 3 mil brasileiros que pediram ajuda do Itamaraty para deixar o Oriente Médio.
A continuação do processo de repatriação dos brasileiros que estão no Líbano deve ser discutida ainda nesta segunda-feira (7) em uma reunião marcada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Os resgates fazem parte da Operação Raízes do Cedro, uma parceria do Governo Federal com a FAB.