O feriado do Dia do Trabalho, neste domingo (01), tiveram atos de manifestantes nas principais capitais brasileiras. Em São Paulo, houve concentração de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista que foi interditada nos dois sentidos.
Na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, centrais sindicais realizaram evento que contou com a participação de artistas como Leci Brandão e Daniela Mercury.
Em discurso durante ato de centrais sindicais em São Paulo neste domingo (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu desculpas por ter dito no dia anterior que o presidente Jair Bolsonaro "não gosta de gente, só gosta de policiais". O petista destacou a interpretação feita de que ele sugeriu que policiais "não são gente" e se desculpou, dizendo que se referia a milícias.
Lula defendeu ainda o diálogo entre as instituições e defendeu que o Brasil "volte a ter uma sociedade em que o amor supere o ódio". O discurso durou 15 minutos e começou com atraso. Participaram do ato em frente ao estádio do Pacaembu artistas como Leci Brandão e o rapper Dexter.
Em Brasília, sem discursar, o presidente Jair Bolsonaro fez uma caminhada rápida na manifestação realizada na Esplanada dos Ministérios. O presidente cumprimentou apoiadores e disse que passou pelo local para agradecer. “É uma manifestação pacífica em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade”, disse. O presidente chegou por volta das 11h30.
Também em Brasília, o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, participou da inauguração de uma exposição na Câmara dos Deputados em homenagem a Leonel Brizola, fundador do partido.
No Rio de Janeiro, o deputado federal Daniel Silveira agradeceu ao apoio dos manifestantes em ato em frente à Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro. Em discurso neste domingo (01), o parlamentar também fez agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro. A manifestação começou às 9h e foi divulgada como "ato pela liberdade e em apoio ao presidente" nas redes sociais.
Atos políticos foram registrados também em Salvador, Vitória, Fortaleza e Manaus.