O Ministério da Saúde recebeu nesta terça-feira (22) o primeiro lote com as vacinas da Janssen, braço farmacêutico da Johnson e Johnson. O avião desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O país recebeu 1,5 milhão de doses, enquanto a promessa original era de receber 3 milhões de imunizantes. As vacinas de apenas uma dose estavam previstas para chegar ao país no dia 15 de junho próximo da data de validade.
De acordo com o ministério, a distribuição deve ocorrer até 48 horas depois da chegada. Os imunizantes foram levados para o galpão do Ministério da Saúde ao lado do aeroporto, serão separados e distribuídos aos estados.
Este é o primeiro lote de vacinas de um contrato de 38 milhões de doses com a Janssen. A previsão era de que as entregas se iniciassem no terceiro trimestre, mas foi adiantado por conta do estágio atual da pandemia.
A farmacêutica não divulgou previsão de mais entregas, mas afirmou que continua em contato com o Ministério da Saúde “com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes."