14 municípios decretam emergência na Bahia devido às chuvas

Temporais provocaram transtornos à população, e quatro pessoas morreram desde a última sexta-feira (26)

Rádio BandNews FM

14 municípios decretam emergência na Bahia devido às chuvas
Cidades da Bahia decretam emergência devido ás chuvas
Reuters/Leonardo Benassatto

A Bahia tem 14 municípios com situação de emergência decretada por causa dos estragos causados pelas chuvas que atingem o estado desde a semana passada. São eles: Dário Meira, Cotegipe, Ilhéus, Medeiros Neto, Ibicuí, Anagé, Muquém do São Francisco, Iguaí, Quijingue, Wanderley, Jaguaquara, Ubaíra, Saubara e Milagres.

O decreto permite às Prefeituras receberem suporte da Superintendência Estadual de Defesa Civil e fazerem contratações emergenciais, sem licitação. Para ajudar os moradores, o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar entregaram, nesta segunda-feira (29), cestas básicas e água potável em oito comunidades em áreas isoladas no Oeste do estado.

Desde a semana passada, pelo menos quatro pessoas morreram. No último sábado (27), duas crianças estavam dentro de um carro, que foi arrastado pela enxurrada na BA-242, próximo à cidade de Castro Alves, no Recôncavo Baiano.

Na sexta-feira (26), um jovem foi atingido por um raio no município de Aporá, no nordeste do estado. No mesmo dia, uma senhora também morreu em Wanderley, na região oeste. Não há informações sobre as circunstâncias. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, até esta segunda-feira (29), foram contabilizados cerca de 4.800 desalojados e 2.300 desabrigados.