A primeira parcela do 13° salário deve ser depositada na conta dos trabalhadores formais até o dia 30 de novembro. A segunda parte precisa cair necessariamente até o dia 20 de dezembro, conforme a lei trabalhista. Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao salário extra, que é calculado conforme a média das remunerações mensais.
Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que R$ 208 bilhões entrem na economia, movimentando principalmente as lojas nessa época de fim de ano.
O comércio varejista é um dos principais beneficiados. Rafael Bacetto, o diretor de um comécio em Salvador, espera um aumento de 70% nas vendas.
Para os trabalhadores que recebem o 13º, a dica de especialistas é tomar cuidado com a falsa sensação de que está recebendo o salário dobrado. Se para alguns o dinheiro a mais representa as compras de final de ano, para outros, o valor pode ser usado para pagar as contas, já que 80% da população está endividada, segundo levantamento da CNC.
O economista Edísio Freire aconselha que as pessoas se preparem para as contas do final e do início de ano. E para quem está com as contas em dia, uma boa alternativa é investir o dinheiro.
Neste ano, o 13º salário foi antecipado para aposentados e pensionistas, e foi pago pelo INSS entre os meses de abril e junho.