13 estados não irão seguir orientação do Ministério da Saúde para vacinação de adolescentes

Governadores de várias regiões do país decidiram manter imunização de crianças sem comorbidades

BandNews FM

Estados não vão seguir orientação do Ministério da Saúde sobre vacinação de adolescentes Myke Sena / Ministério da Saúde
Estados não vão seguir orientação do Ministério da Saúde sobre vacinação de adolescentes
Myke Sena / Ministério da Saúde

Pelo menos treze estados brasileiros decidiram manter a campanha de vacinação contra a covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades, apesar da nota técnica divulgada ontem pelo Ministério da Saúde recomendando a suspensão da imunização para esse público.

A decisão foi anunciada pelos governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Santa Catarina e Pernambuco.

Já o Distrito Federal e outros três estados decidiram adotar a recomendação do Ministério da Saúde. Rio Grande do Norte, Tocantins e Mato Grosso disseram que seguem, estritamente, o Plano Nacional de Imunização. As capitais Manaus e João Pessoa também decidiram não vacinar os menores de 18 anos.

Ainda não se posicionaram sobre o assunto: Acre, Alagoas, Amapá, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima e Sergipe.

A nota técnica do Ministério da Saúde recomenda a imunização contra a doença apenas em adolescentes portadores de deficiências, com comorbidades ou doenças crônicas e privados de liberdade.