A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no Sistema Único de Saúde apresenta aumento em 13 estados do país. Os dados divulgados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, que analisa o cenário da pandemia no país, demandam atenção para a situação no Brasil.
Na última semana de janeiro de 2022, nove estados apresentaram números iguais ou superior a 80% de ocupação em leitos de adultos e estão na zona de alerta crítico.
A especialista em Gestão de Saúde da UFRJ, Claudia Araujo, cita manobras imediatas que devem ser tomadas para não perder o controle das internações e relembra a importância da vacinação.
A nota da Fiocruz ainda ressalta que esse número expressivo de internações pode ser influência da rápida transmissão da variante Ômicron e que destaca que o cenário atual não é o mesmo da fase mais crítica da pandemia, em março e junho do ano passado.
Claudia Araujo fala também que a Ômicron ainda não chegou no auge de transmissão e alerta para o avanço da variante nas próximas semanas. Apesar desses aumentos, algumas capitais já apresentaram estabilidade ou mesmo queda nas suas taxas de transmissão