100% das gravações de caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo foram extraídas

Divulgação do Relatório Preliminar do acidente aeronáutico tem o prazo estimado de 30 dias

Rádio BandNews FM

100% das gravações de caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo foram extraídas
Caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo (SP)
Reprodução/Jornal da Band

O Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Brigadeiro Marcelo Moreno, declarou, neste domingo (11), que os dados das duas caixas-pretas e gravadores de voz da aeronave da companhia VoePass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9), foram totalmente extraídos.

Os trabalhos para a transformação dos dados codificados em informação útil para a sociedade e análise das informações irão começar após os investigadores de Vinhedo chegarem a Brasília, de acordo com Moreno.

As autoridades do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França, responsáveis pela construção da aeronave, já estão no Brasil. O Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá, país fabricante dos motores da aeronave, também será recebido no país ainda, neste domingo (11), para atuar em conjunto na apuração que deve apontar as causas do acidente.

A próxima fase da operação será a segregação e análise dos dois motores da aeronave, que vai ser realizada na cidade de São Paulo, para a emissão de um laudo a fim de saber se os impulsores estavam desenvolvendo potência suficiente durante o impacto.

Ao todo, a aeronave do modelo ATR-72 transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. A lista com os nomes foi divulgada pela empresa responsável.

O acidente é o mais letal no país desde 2007. A aeronave decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Nenhum dos passageiros sobreviveu. A previsão de divulgação do Relatório Preliminar do acidente aeronáutico tem o prazo estimado de 30 dias.

Tópicos relacionados