10 pessoas continuam desaparecidas após fortes chuvas em SP

Vítimas estavam em área de encosta que deslizou em Franco da Rocha, na Grande São Paulo

Rádio BandNews FM

Cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas  Foto: Divulgação/Prefeitura de Franco da Rocha
Cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Franco da Rocha

Pelo menos 10 pessoas continuam desaparecidas após as chuvas que atingiram a Grande São Paulo. Até agora, 24 mortes foram confirmadas.

A maioria das vítimas, segundo a Defesa Civil, vivia em encostas e áreas de risco – e grande parte perdeu tudo.

Ainda em Franco da Rocha, a Defesa Civil interditou mais de 70 imóveis que corriam risco de desabar.

De acordo com o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, capitão Felipe Zaupa, o solo ainda está muito encharcado.

Cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas e, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão André Elias, o apoio de voluntários é fundamental.

Na avaliação do professor Elson Nascimento, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, é preciso retomar o Plano de Riscos e Instabilidades de Encostas e Inundações, criado nos anos 2000.

À época, o governo federal mapeou as localidades que apresentavam chances de deslizamentos e outras ocorrências do tipo.

SAIBA COMO AJUDAR

A campanha "Band, CUFA e FNA abraçam São Paulo" continua arrecadando doações para ajudar as vítimas das enchentes no estado.  

Quem mora na capital pode contribuir presencialmente, aqui na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, na Rua Radiantes Jornalista José Paulo de Andrade, número 13, no Morumbi.

Os itens são recebidos entre 8h e 19h.

As doações também podem ser entregues em pontos de arrecadação da Central Única das Favelas, nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, ambas na zona sul.  

Você ainda pode ajudar doando qualquer valor: é só apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece durante as nossas lives no YouTube, ou acessar o portal band.com.br.