O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não cogita demitir o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, mesmo após a repercussão negativa de novos casos de violência policial. A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
Segundo fontes da jornalista no Palácio dos Bandeirantes, o governador teve uma mudança de postura após os episódios em que um homem foi arremessado de uma ponte por agentes e outro foi executado pelas costas após tentar furtar uma conveniência.
Até então, a postura de Tarcísio de Freitas era de aprovação total das atitudes policiais, mas, agora, segundo a fonte, o político tem se mostrado indignado.
A visão de Tarcísio é de que a Polícia ultrapassou barreiras e, por isso, vai adotar medidas concretas para estabelecer limites. Mas, a demissão do secretário Derrite está descartada.
De acordo com Mônica Bergamo, a manutenção do ex-integrante da ROTA no Governo é explicada pelo forte apoio político vindo de Brasília, que foi reforçado mesmo após os novos casos de violência policial.
Na capital federal, Derrite é visto como um dos principais nomes para concorrer ao Senado por São Paulo nas próximas eleições federais, em 2026. Há, ainda, que defenda o nome de Derrite ao governo de São Paulo caso Tarcísio opte por disputar a presidência.