Daniel Barros (Humanamente)
No programa “Humanamente”, o psiquiatra Daniel Barros recebe convidados para falar sobre temas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, mal de Alzheimer, déficit de atenção e outros transtornos ligados ao comportamento humano.
Na coluna “Humanamente”, o psiquiatra Daniel Barros recebe convidados para falar sobre temas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, mal de Alzheimer, déficit de atenção e outros transtornos ligados ao comportamento humano. Os programas rodam aos finais de semana.
Daniel Barros é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), tendo se especializado em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital da Clínicas da FMUSP , onde também realizou doutorado. O interesse pela interface entre a psiquiatria e a sociedade o levou a se graduar posteriormente em Filosofia, também pela USP. No IPq, além de coordenar o setor de Psiquiatria Forense, tem atuado em divulgação científica em diversas mídias.
Além dos livros técnicos que publica em sua área, sua produção inclui livros para o público leigo. Dentre eles destacam-se o infanto-juvenil “Viagem por dentro do cérebro”, indicado ao prêmio Jabuti de 2014 por sua explicação sobre o funcionamento do cérebro para crianças e adolescentes, “Machado de Assis: a loucura e as leis”, em que faz análise de diversos contos do autor à luz da relação entre a psiquiatria e a sociedade, e “O preço do prazer”, reunião de textos publicados em seu blog.
Horário: Colunas de segunda a sexta às 15h37. Programa aos sábados às 6h e domingos às 14h e às 21h