Os Vereadores de Belo Horizonte cobram a volta dos boletins epidemiologicos da Covid em pedido protocolado nessa terça-feira na Câmara dos Vereadores da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde está sendo pressionada a voltar a publicar os índices RT, além de voltar a antiga periodicidade dos boletins.
De acordo com a autora do pedido, a vereadora Bella Gonçalves do PSOL, é importante retormar com as atividades do Comitê da COVID, que foi extinto no início da gestão da atual secretária municipal de saúde - Cláudia Navarro.
A prefeitura alega que efetuou mudanças no formato de produção dos boletins epidemiológicos por conta de custos e também pelo cenário da pandemia na capital.
Nesta semana, porém, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou um aumento nos testes positivos de Covid-19, em todo estado de Minas Gerais no último mês.
O mês de maio voltou a apontar aumento de 12% nos testes RT-PCR realizados em rede pública. Nos últimos 30 dias, aproximadamente 59 mil novos casos foram confirmados.
Segundo os boletins epidemiológicos, na última semana, uma média de 6 mil 470 novos casos diários têm sido atingida. De lá pra cá, 35 óbitos já foram confirmados.
Os dados também sinalizam que a preocupação da população tem crescido, já que a procura pelo teste aumentou em 74%.
A prefeitura de Belo Horizonte expandiu recentemente os locais onde os cidadãos poderão fazer os testes. Atualmente são 5 postos disponíveis, e é necessário fazer a marcação por meio do portal da prefeitura.