A Volkswagen retomou na manhã desta terça-feira (6) a produção nas fábricas após um período de 12 dias de paralisação. A medida foi tomada em 24 de março em todo o Brasil devido ao aumento dos casos de Covid-19.
A empresa tomou a medida em conjunto com os sindicatos para evitar expor os funcionários das plantas ao risco. No Brasil, a Volkswagen possui quatro indústrias: Taubaté, São Bernardo do Campo, São Carlos e São José dos Pinhais.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, os dias parados serão compensados em dois feriados e sete sábados. O acordo entre Sindicato e empresa também prevê a aplicação de testes em massa de COVID-19 nos trabalhadores neste retorno.
A Volks tem cerca de 3.100 trabalhadores em Taubaté. Os funcionários do grupo de risco seguem afastados. Empregados da área administrativa atuarão em trabalho remoto.
Produção no Brasil
Fábrica Anchieta em São Bernardo - Abriga atividades como Estamparia, Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.
Taubaté - Produz os modelos Gol, Voyage e em 2014, inaugurou sua linha de produção do Volkswagen up!
São Carlos - Abriga a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil. É responsável pela fabricação dos propulsores da família EA211 e o consagrado EA111.
São José dos Pinhais - Responsável pela fabricação dos modelos Fox, Audi A3 Sedan e em 2019 passou a fabricar o T-Cross, primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil.