A Volkswagen informou que contratará 260 novos profissionais para a produção do modelo VW Tera, com lançamento previsto para 2025. A informação foi anunciada pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) em assembleia na fábrica nessa quarta-feira (27).
Segundo as informações, a montadora abrirá vagas para trabalhadores com diferentes perfis, incluindo 56 posições para candidatos que participaram do processo seletivo realizado em novembro de 2023. Além disso, 30 alunos do Senai serão efetivados na fábrica de Taubaté.
O restante das vagas, totalizando 174 oportunidades, será preenchido através de um processo seletivo interno, com 60% das vagas destinadas a homens e 40% a mulheres.
O processo de contratação será finalizado até abril de 2025, impulsionando a produção do novo modelo na região. Além do VW Tera, a unidade de Taubaté já produz o Polo Track. Atualmente a fábrica conta com cerca de 3.200 trabalhadores.
Sobre o VW Tera
A Volkswagen anunciou o nome de seu novo SUV, o VW Tera, que será produzido na planta de Taubaté (SP). O modelo inédito, que chega ao mercado brasileiro em 2025, promete inaugurar um novo segmento para a marca no país. Ciro Possobom, CEO & Presidente da Volkswagen do Brasil, destacou que "Tera é um nome forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil".
Desenvolvido pela equipe de design liderada por José Carlos Pavone, Head de Design Américas, o VW Tera segue a tradição da Volkswagen de nomear seus SUVs com a letra “T”. O lançamento do novo modelo integra a estratégia da marca de lançar 16 novos produtos até 2028, reforçando a Família SUVW, que inclui o Novo T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan. Com a produção do VW Tera em Taubaté, a Volkswagen visa consolidar sua liderança no segmento de SUVs.
Acordo coletivo
Segundo o sindicato, o acordo coletivo que estabeleceu a fabricação de um novo modelo de carro, contratações e estabilidade no emprego até 2028 foi aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras em novembro do ano passado.
Esse acordo foi elaborado pelos sindicatos que representam os funcionários da Volks as quatro unidades da empresa no Brasil: São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).