A Volkswagen desistiu de suspender a produção em Taubaté depois do governo Lula anunciar um plano para incentivar a compra de veículos novos populares com descontos de até 10,96%.
O comunicado foi feito pela montadora ao Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) nesta quarta-feira (31).
Segundo o Sindmetau, o desconto será feito por meio de cortes em impostos, como IPI e PIS/Cofins. As faixas de redução vão levar em conta fatores como emissão de carbono, geração de empregos, nacionalização das peças e preço.
Atualmente Taubaté produz o Polo Track, novo carro de entrada da Volkswagen que substituiu o Gol. A fábrica conta com cerca de 3 mil trabalhadores e o layoff seria aplicado em um turno de produção, atingindo 800 funcionários. Mas com o novo cenário de produção, a medida não deve mais ser adotada neste ano.
Em nota, a Volkswagen confirmou o cancelamento do layoff que estava previsto para iniciar em 1º de junho de 2023. O motivo são as novas perspectivas para a demanda de vendas no setor automobilístico.