A flexibilização do currículo escolar, a interdisciplinaridade e a ampliação do tempo de permanência de estudantes nas escolas têm sido objetos de grande debate no Brasil.
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 mostram que estudantes de escolas em tempo integral — com mais de sete horas de aulas por dia — aprendem o equivalente a um ano a mais em Matemática, de acordo com análise de dois institutos voltados para a melhoria do ensino no país, o Sonho Grande e o Natura.
Os estados que se destacaram no Ideb em 2023 apontam a adoção do modelo como fundamental para o resultado.
A escola em tempo integral não deve somente ampliar o tempo de permanência de estudantes no ambiente escolar. Mas também integrar atividades que visem à formação cidadã e à socialização por meio de práticas reflexivas sobre tarefas do cotidiano.
Para garantir a qualidade desse tipo de ensino, a atuação dos gestores escolares é essencial para adaptar o currículo. Contratar bons professores, conversar com a comunidade escolar e planejar bem a infraestrutura são ações importantes para a gestão escolar. Um bom ponto de partida nessa fase é se questionar quais equipamentos, instalações e materiais serão necessários para contemplar os projetos didáticos.
A Educação Integral inclui não só o aprendizado intelectual, mas também o desenvolvimento emocional e a diversidade de conhecimentos, culturas e identidades.
Como diz a própria Base Curricular Comum: O desenvolvimento humano precisa ser global, ou seja, a Educação Básica visa ao desenvolvimento completo do estudante em todas as suas dimensões, de maneira integral, não se preocupando apenas com a apresentação de conteúdos, mas com o desenvolvimento da pessoa como um todo.
A escola Centro Educacional Construir, em São José dos Campos, completa em 2025 trinta anos de existência e tem em seu DNA o cuidado e desenvolvimento cognitivo, socioemocional e cultural dos seus alunos com experiência em período integral.
Nascida a partir da creche da J&J, a escola atende crianças do berçário ao fundamental anos iniciais e, por necessidade das famílias, já percebia desde o início a importância do ensino integral para as crianças e toda comunidade escolar. Para isso, ao longo do tempo foi adaptando e aprimorando sua grade curricular para atender essas necessidades.
A escola oferece o ensino da língua inglesa e contato com diferentes culturas por meio do seu programa bilíngue com aulas diárias no período pedagógico e a comunicação exclusivamente em inglês no período integral, que propõe o ensino imersivo da língua de forma natural, por meio de dinâmicas que envolvem o idioma, experimentos e atividades que oferecem oportunidades de praticar, principalmente, a oralidade. Desta forma, os alunos processam informações em diferentes contextos de forma leve e divertida.
Outro campo trabalhado é o socioemocional, por meio da Escola da Inteligência, que trabalha habilidades e competências para desenvolverem consciência sobre suas emoções e emoções das pessoas ao seu redor e como gerenciar essas emoções enriquecendo a inteligência, valorizando a diversidade e singularidade.
No período pedagógico o CEC oferece aulas de arte, musicalização e tecnologia por meio da robótica, programação e informática, que com a experimentação maker prioriza o ensino em STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, criatividade, coordenação motora, autonomia e trabalho em equipe.
Existe também no período integral atividades do programa nutricional, essencial para promover hábitos saudáveis entre os alunos. Eles plantam e cuidam da horta, aprendem sobre a pirâmide alimentar e origem dos alimentos, além de atividades de culinária.
Além disso, participam do programa de educação odontológica com o acompanhamento de dentistas, no qual aprendem a importância da saúde bucal através de atividades lúdicas, como jogos e dinâmicas de grupo e exercícios práticos, que tornam o aprendizado mais envolvente e solidificam hábitos.
Também é explorado o esporte por meio de atividades extracurriculares como judô, futsal, xadrez, ginástica rítmica e teatro que não apenas promovem a disciplina, mas também aprimoram a concentração e a autoestima.
Como você já deve ter percebido, a mera extensão da carga horária não garante um ensino de qualidade. Esse aluno terá assistência integral em suas necessidades básicas e educacionais, melhorando o aprendizado escolar através da execução das tarefas escolares e estudo para avaliações.
No CEC, com um enfoque humanizado e turmas reduzidas, os educadores conseguem personalizar a experiência de aprendizado, promovendo um ambiente propício à interação e socialização entre alunos e professores, assegurando que todos se sintam apoiados e valorizados. Esse ambiente seguro e acolhedor motiva as crianças a participarem ativamente, fortalecendo não apenas seu aprendizado, mas também os laços com colegas, professores e suas famílias.
Para mais informações entre em contato com o CEC ou agende uma visita:
Endereço: Avenida Dr. João Batista S. de Queiroz, 30, Jardim das Indústrias, São José dos Campos
Telefone: (12) 3931-1647
Site: cecsjc.com.br
Redes Sociais: @cecsjc
Crianças que ainda não são alunas podem participar do "Dia de Experiência CEC", onde vivenciam um dia como estudantes da escola. Os pais interessados devem entrar em contato para mais informações.