Uma vistoria realizada na manhã desta quarta-feira (4) em uma associação de Jacareí, acusada de maus-tratos, encontrou 138 gatos, sendo que três deles já estavam mortos e outros em estado de saúde delicado.
A inspeção foi conduzida pelo promotor de Justiça Fábio Antônio Xavier de Moraes, acompanhado por técnicos do Centro de Apoio à Execução (CAEx), após um relato anônimo denunciar as condições precárias no local.
Durante a diligência, que contou com a presença da Polícia Militar Ambiental, do Departamento de Vigilância Sanitária, do Centro de Controle de Zoonoses e da Diretoria de Proteção Animal, foram localizadas grandes quantidades de medicamentos vencidos, incluindo vacinas.
A associação já é alvo de uma ação civil pública, que visa à interdição e cessação das suas atividades. A Polícia Ambiental encaminhará o caso à Polícia Civil para a apuração de maus-tratos. A Promotoria de Justiça aguarda os relatórios técnicos para tomar as providências cabíveis, incluindo um pedido de julgamento antecipado no processo em andamento.