Com o aumento de casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA) neste verão, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, orienta a população a adotar medidas de prevenção no litoral paulista. A recomendação é redobrar os cuidados com higiene pessoal e observar as condições sanitárias de bares e restaurantes.
De acordo com Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria, algumas atitudes simples podem evitar problemas de saúde. “É importante evitar o banho de mar nas 24 horas após chuvas, intensificar a lavagem das mãos e consumir apenas água de procedência confiável, preferencialmente mineral ou filtrada”, explica. “Alimentos devem ser bem armazenados e refrigerados para evitar contaminações.”
Sintomas de virose
Os principais sintomas de gastroenterite incluem diarreia, mal-estar, dor abdominal, náuseas e vômitos. Caso apareçam, a recomendação é reforçar a hidratação e procurar atendimento médico se os sinais se agravarem.
Dicas para evitar viroses durante o verão no litoral paulista
Os banhistas também devem prestar atenção às bandeiras que indicam a qualidade da água nas praias: verde para locais próprios para banho e vermelha para áreas que devem ser evitadas.
- Evite alimentos mal cozidos
- Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados
- Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre, corretamente armazenados
- Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques
- Lave as mãos antes de se alimentar ou preparar alimentos
- Beba sempre água filtrada
- Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida