Um tubarão foi avistado encalhado na praia do Perequê, em Ilhabela, no último sábado (20). Banhistas filmaram o animal na faixa de areia.
O Instituto Argonauta foi acionado, mas, ao chegar ao local, o tubarão já havia sido devolvido ao mar pela população. O caso foi reportado à Defesa Civil.
De acordo com o instituto, trata-se de um tubarão-azul (Prionace glauca), espécie que vive praticamente em todos os mares tropicais e subtropicais, que pode medir até aproximadamente 4 metros e viver até os 20 anos de idade.
Segundo o oceanólogo e oresidente do Instituto Argonauta Hugo Gallo Neto, é normal a observação de tubarões na costa do Litoral Norte.
“Eles fazem parte da fauna marinha e felizmente tivemos poucos incidentes envolvendo tubarões nos últimos 30 anos, apenas dois. É uma espécie que não ocorre na costa, é um tubarão de mar aberto. Ele encalhou devido às condições de saúde, ou devido à interação antrópica com arte de pesca. É uma espécie que precisa nadar para manter a respiração, o que também pode ter contribuído para o encalhe”, comentou Hugo.
O Instituto Argonauta orienta as pessoas a não se aproximarem de um animal como esse encalhado, pois ele, ao tentar se defender, pode morder alguém. O ideal é isolar a área e acionar o órgão ambiental responsável da região ou até mesmo o Corpo de Bombeiros.