Há exatos dez anos, o Brasil inteiro se comovia com uma história que fez Taubaté se tornar conhecida como “a cidade da grávida”. Você lembra dela? (Assista ao vídeo acima)
Foi em janeiro de 2012 que Maria Verônica Aparecida César Santos atraiu os olhares da mídia de todo o país. Ela afirmava estar grávida de quadrigêmeos. Preparou quarto, definiu até os nomes: Maria Klara, Maria Fernanda, Maria Eduarda e Vitória. Mas a história não era bem assim.
.
Após alguns meses, descobriu-se que a gravidez era uma farsa e o barrigão era uma bola. Na época, o brasileiro começava a mostrar sua criatividade nas redes sociais e Grávida de Taubaté foi um dos primeiros memes a explodir na internet.
Após o escândalo, Maria Verônica adotou um estilo de vida mais discreto. Ela ainda vive em Taubaté. Mas tem um pequeno comércio e foge dos holofotes, evitando entrevistas.
.
Em 2014, a Justiça encerrou um processo em que Maria Verônica e seu marido, Kleber Vieira, eram acusados de estelionato, já que ganharam diversos presentes na época. No entanto, o caso foi extinto sem punição para a família, já que os presentes foram todos os devolvidos.
A história segue como um dos virais mais famosos do Brasil, com “homenagens” constantes em fantasias e memes. Até bloco de carnaval no Rio de Janeiro a grávida de Taubaté virou. Em 2020, a São Clemente teve uma ala dedicada a grávida durante o samba-enredo “O Conto do Vigário”.