Uma Baleia-de-bryde foi flagrada na última semana, próximo a Ilha Anchieta, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O registro foi divulgado pelo fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita.
De acordo com o fotógrafo, essa baleia do vídeo foi identificada pela primeira vez em 2020 e registrada com o nome de Guarani. “Muito bom encontrá-la por aqui novamente, bem de saúde e se alimentando!", relatou ele.
Ainda na postagem, Rafa Mesquita informou que as baleias de bryde, assim como as outras baleias filtradoras, são conhecidas como baleias verdadeiras, já que possuem cerdas na boca ao invés de dentes. Essas cerdas, que são chamadas de barbatanas, retém peixes e outros pequenos animais quando a baleia abre sua boca e ingere grandes quantidades de água do mar.
Diferentemente das jubartes e francas, as brydes não realizam grandes migrações, permanecendo mais ou menos na mesma região o ano todo, porém, no verão costumam se aproximar mais da costa, acompanhando os cardumes de sardinha, manjuba e outros pequenos peixes, concluiu Rafa Mesquita.
A espécie pode chegar a 15,5 metros de comprimento, sendo, em geral, as fêmeas maiores do que os machos.