O vereador Wagner Teixeira (Avante), de São Sebastião, foi multado pelo Ibama por desrespeito às regras de observação de baleias.
Wagner Teixeira postou na rede social dele um vídeo que mostra a aproximação da baleia no dia 12 de junho deste ano, durante o feriado de Corpus Christi.
Segundo o Ibama, o vereador foi multado em R$ 2,5 mil por “molestar de forma intencional espécime de cetáceo em águas jurisdicionais brasileiras”.
Em um vídeo exclusivo enviado para a Band Vale, o vereador afirma que não foi notificado sobre a multa, mas irá recorrer.
“Não fui em momento algum notificado. Quando me aproximei da baleia, tinha uma pessoa filmando dentro da água com uma câmera. Preocupado com algum possível incidente, fui falando e gritando para as pessoas saírem das proximidades. Mas ele não ouvia, pois tinha mais barcos e barulho no local. Então, me aproximei um pouco mais para a pessoa me ouvir e sair da água. Ele poderia até morrer porque uma baleia tem uma força monstruosa”.
Wagner Teixeira afirma que se aproximou da baleia involuntariamente, pois não percebeu que o animal estava perto. “Jamais faria mal a alguma baleia ou qualquer outro bicho”, completa. A seguir, confira o vídeo na íntegra.