Vendas do Dia das Mães devem crescer 4% na região do Vale do Paraíba

Faturamento esperado alcançará a marca de R$ 5,1 bilhões, representando um recorde para o mês de maio desde o início da série histórica em 2008

Redação Band Vale

Comércio da região espera aumento de 4% nas vendas do Dia das Mães
© REUTERS/Paulo Whitaker

As projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região) apontam para um otimismo no cenário econômico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com expectativa de um crescimento de 4% nas vendas do comércio varejista em maio, mês do Dia das Mães, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Caso as estimativas se concretizem, o faturamento esperado alcançará a marca de R$ 5,1 bilhões, representando um recorde para o mês de maio desde o início da série histórica em 2008.

O Dia das Mães, celebrado em 12 de maio deste ano, figura como a data comemorativa mais relevante do primeiro semestre, movimentando diversos segmentos do varejo. Destacam-se as lojas de eletrodomésticos, eletrônicos, departamentos, móveis, decoração, vestuário, tecidos, calçados, perfumarias e supermercados.

Entre os fatores que impulsionarão esse crescimento, destaca-se a redução na taxa de desemprego e o mercado de trabalho formal aquecido, o que amplia o contingente de consumidores com capacidade de compra.

Preços e Tendências de Presentes para o Dia das Mães

O Sincovat, em consonância com dados recentes do IPCA divulgados pelo IBGE, realizou um levantamento para avaliar as variações de preços dos itens preferidos na hora de presentear em comparação ao ano anterior.

Os resultados revelam que, embora apenas dois itens tenham apresentado redução de preço em relação ao ano anterior (blusa e pacote turístico), a inflação se mostra mais moderada, especialmente em itens de vestuário e calçados, como calças compridas e vestidos.

Por outro lado, sapatos femininos, tênis e sandálias/chinelos registraram aumentos de preço superiores à inflação média geral. No segmento de joias e relógios de pulso, os aumentos foram mais contidos.

Para os filhos que planejam presentear suas mães com experiências, como almoços fora de casa ou viagens, é importante considerar que os custos desses serviços também aumentaram em relação ao ano anterior. O preço de refeições, café, cerveja e entretenimento apresentou elevação, assim como os custos relacionados a hospedagem e transporte para viagens.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.