As vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral atingiram R$ 53,4 bilhões em 2022, crescimento real de 9,7% em relação ao ano anterior. É o maior faturamento da série histórica iniciada em 2008.
No ano passado, as nove atividades pesquisadas exibiram crescimento no comparativo anual, seis delas a taxas de dois dígitos. Em dezembro, mês do Natal, o faturamento de R$ 5,5 bilhões também foi o maior da história, representando um aumento de 8,0% em relação a dezembro de 2021.
A análise é do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), feita com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP).
Vale mencionar que o crescimento de 9,7% em 2022 ficou acima do resultado estadual (+8,1%), e foi o terceiro melhor desempenho entre as 16 regiões analisadas pela pesquisa da Federação.
Em dezembro, sete das nove atividades pesquisadas registraram crescimento em relação a dezembro de 2021, com destaque para os supermercados, cujo faturamento avançou 23,4% em relação ao mesmo período de 2021, exercendo a maior contribuição positiva para o resultado geral, de 7,9p.p. Outras cinco atividades apresentaram taxas de crescimento de dois dígitos, com destaque para as farmácias e perfumarias (19,1%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (12,2%).
Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, o resultado de 2022 foi muito bom e confirma o ciclo de recuperação do comércio varejista da região desde a reabertura das atividades em meados de 2021.
"É importante destacar as sucessivas quedas na taxa de desemprego e a intensa geração de vagas com carteira assinada, ou seja, houve um aumento no contingente de pessoas com capacidade de consumir e uma maior injeção de recursos do 13º salário na parte final do ano", explica Dan.