De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o número de mortes violentas (homicídios e latrocínios) no Vale do Paraíba registrou um aumento em abril de 2024. Foram contabilizadas 32 mortes violentas na região, representando um crescimento de 18,51% em comparação com abril de 2023, quando ocorreram 27 mortes.
As cidades com mais casos de mortes violentas no mês de abril incluem Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí e Ubatuba, cada uma registrando 3 mortes. Ao se analisar os primeiros quatro meses do ano, os dados mostram um aumento ainda mais preocupante. De janeiro a abril de 2024, o Vale do Paraíba teve 124 mortes violentas, um aumento de 13,76% em relação ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 109 mortes.
Entre as cidades da região, Caraguatatuba lidera com 15 mortes violentas no quadrimestre, seguida por Guaratinguetá com 13, Pindamonhangaba com 12 e Cruzeiro com 9.
Comparação com Outras Regiões de São Paulo
Em uma comparação com outras regiões do estado de São Paulo, o Vale do Paraíba se destaca negativamente. A região registrou o maior número de mortes violentas no quadrimestre com 124 casos, superando Campinas (73 mortes), Sorocaba (70 mortes), Ribeirão Preto (67 mortes) e Piracicaba (61 mortes).