Vale do Paraíba registrou mais de 50 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos

Dados são do Painel SIPAER; na noite desta quarta-feira (23) uma aeronave de pequeno porte caiu em Paraibuna, deixando cinco mortos

Redação Band Vale

Modelo da aeronave que caiu em Paraibuna (SP)
Divulgação/ Embraer

Uma aeronave de pequeno porte caiu em Paraibuna na noite desta quarta-feira (23). O avião decolou de Florianópolis (SC) e seguia para Belo Horizonte (MG). As equipes do Corpo de Bombeiros ainda estão no local visando à localização das vítimas.

De acordo com as informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, cinco pessoas estariam na aeronave. Em nota, a Abaeté Linhas Aéreas, confirmou que cinco colaboradores da empresa estavam a bordo, entre eles o comandante, um piloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico.

O acidente chama atenção para a segurança aérea, em um contexto em que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, incluindo o Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira, registrou 52 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos. Esses dados são do Painel SIPAER, uma ferramenta de visualização de dados desenvolvida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo com um levantamento realizado pelo Jornalismo da Band Vale, os municípios da RM Vale têm os seguintes registros:

  • São José dos Campos: 2 acidentes, 27 incidentes e 4 incidentes graves
  • Ubatuba: 4 acidentes, 2 incidentes e 1 incidente grave
  • Guaratinguetá: 1 acidente, 1 incidente e 2 incidentes graves
  • Taubaté: 2 incidentes e 1 incidente grave
  • Caçapava: 1 incidente e 1 incidente grave
  • Cunha: 1 acidente
  • Pindamonhangaba: 1 incidente
  • Paraibuna: 1 (não há informações do registro)

Ocorrências com avião no Vale do Paraíba

No total, durante os últimos 10 anos, a região contabilizou 8 acidentes, 34 incidentes e 9 incidentes graves, com a maioria das ocorrências sendo incidentes. Esses dados ressaltam a importância de medidas contínuas de monitoramento e prevenção para garantir a segurança da aviação em todo o estado.

O levantamento

O Painel SIPAER, uma ferramenta do CENIPA, permite visualizar dados sobre ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. O CENIPA atua como Autoridade de Investigação SIPAER e, dentro da aviação civil, suas atividades preventivas se limitam a investigar acidentes/incidentes e gerenciar sistemas de reporte voluntário, conforme regulamentado pelo Decreto nº 9540, de 25 de outubro de 2018, que estabelece o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Os Relatórios Finais do CENIPA são compartilhados com a ANAC e o DECEA para utilizar análises técnicas das investigações como fonte de informações, visando identificar perigos e avaliar riscos, de acordo com o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.