Vale do Paraíba registrou mais de 50 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos

Dados são do Painel SIPAER; na noite desta quarta-feira (23) uma aeronave de pequeno porte caiu em Paraibuna, deixando cinco mortos

Redação Band Vale

Vale do Paraíba registrou mais de 50 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos
Modelo da aeronave que caiu em Paraibuna (SP)
Divulgação/ Embraer

Uma aeronave de pequeno porte caiu em Paraibuna na noite desta quarta-feira (23). O avião decolou de Florianópolis (SC) e seguia para Belo Horizonte (MG). As equipes do Corpo de Bombeiros ainda estão no local visando à localização das vítimas.

De acordo com as informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo, cinco pessoas estariam na aeronave. Em nota, a Abaeté Linhas Aéreas, confirmou que cinco colaboradores da empresa estavam a bordo, entre eles o comandante, um piloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico.

O acidente chama atenção para a segurança aérea, em um contexto em que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, incluindo o Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira, registrou 52 ocorrências envolvendo aeronaves nos últimos 10 anos. Esses dados são do Painel SIPAER, uma ferramenta de visualização de dados desenvolvida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo com um levantamento realizado pelo Jornalismo da Band Vale, os municípios da RM Vale têm os seguintes registros:

  • São José dos Campos: 2 acidentes, 27 incidentes e 4 incidentes graves
  • Ubatuba: 4 acidentes, 2 incidentes e 1 incidente grave
  • Guaratinguetá: 1 acidente, 1 incidente e 2 incidentes graves
  • Taubaté: 2 incidentes e 1 incidente grave
  • Caçapava: 1 incidente e 1 incidente grave
  • Cunha: 1 acidente
  • Pindamonhangaba: 1 incidente
  • Paraibuna: 1 (não há informações do registro)

Ocorrências com avião no Vale do Paraíba

No total, durante os últimos 10 anos, a região contabilizou 8 acidentes, 34 incidentes e 9 incidentes graves, com a maioria das ocorrências sendo incidentes. Esses dados ressaltam a importância de medidas contínuas de monitoramento e prevenção para garantir a segurança da aviação em todo o estado.

O levantamento

O Painel SIPAER, uma ferramenta do CENIPA, permite visualizar dados sobre ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. O CENIPA atua como Autoridade de Investigação SIPAER e, dentro da aviação civil, suas atividades preventivas se limitam a investigar acidentes/incidentes e gerenciar sistemas de reporte voluntário, conforme regulamentado pelo Decreto nº 9540, de 25 de outubro de 2018, que estabelece o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Os Relatórios Finais do CENIPA são compartilhados com a ANAC e o DECEA para utilizar análises técnicas das investigações como fonte de informações, visando identificar perigos e avaliar riscos, de acordo com o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR).

Mais notícias

Carregar mais