O Vale do Paraíba registrou uma alta de quase 145% nas locações de imóveis usados. O dado foi divulgado essa semana por uma pesquisa realizada pelo Creci (Conselho regional de Fiscalização do profissional Corretor de Imóveis) São Paulo.
A pesquisa aponta otimismo e recuperação economia do setor na região. No levantamento foram medidos itens do mercado de venda e locação de casas e apartamentos em outubro, com os resultados obtidos em setembro.
Foram consultadas 45 imobiliárias, de 15 cidades da região, registrando uma queda de 52% nas vendas, e uma alta de 144% no volume de contratos de locação assinado no período. A maioria das casas vendidas, quase 70%, tinha valores até de 350 mil reais, tendo 2 dormitórios, e área útil variando de 51 a 100 metros quadrados.
Já a faixa de preço das locações no Vale do Paraíba, ficou em até 1.250 reais, para imóveis de 2 dormitórios, com 51 a 100 metros quadrados.
A principal garantia locatícia escolhida pelos locatários foi fiador (41,7%). Os novos inquilinos optaram por imóveis situados nas áreas nobres das cidades pesquisadas (55,6%) e na periferia (33,3%).
E daqueles que encerraram os contratos de locação, 58,3% se mudaram para imóveis com aluguel mais barato; 19,4% para imóveis com aluguel mais caro e 22,2% não informaram o motivo da mudança.