Vale do Paraíba fecha mês de julho com saldo positivo na geração de empregos

Dados do CAGED apontaram que foram 2.227 pessoas a mais com certeira assinada

Redação Band Vale

Destaque foi para São José dos Campos, com saldo de 313 novas vagas Pedro Ventura/Agência Brasília
Destaque foi para São José dos Campos, com saldo de 313 novas vagas
Pedro Ventura/Agência Brasília

O CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgou nesta segunda-feira (29) uma nova atualização sobre contratações e demissões referentes ao mês de julho. No Brasil, foram abertos 218.902 empregos em todo país.  

Na Região do Vale do Paraíba, foram 2.227 pessoas a mais com certeira assinada. Entre as principais cidades do Vale, o destaque foi para São José dos Campos, com saldo de 313 novas vagas.

Mesmo com o resultado positivo, o setor de serviços foi o que mais teve desligamento. O economista Rodolfo Arantes explica que um dos motivos para essas demissões foi a automatização nos ofícios. 

“Acontece uma mudança de legislação, que começa a proibir e restringir ainda mais aquela parte de telemarketing, de venda, de cobranças e tudo mais, ao mesmo tempo em que você tem uma automação de serviços. Ou seja, você tem sistemas ligados ao computador, que fazem ligações, encaminhamentos. Então, aqui na nossa região, o setor de tele ligamento teve um forte saldo negativo.”

Nos outros municípios, Jacareí e Taubaté também fecharam o período de forma positiva. Somando os dois, foram 553 novos postos de trabalho.

Segundo o economista, a indústria e comércio foram os responsáveis por este crescimento na região. O fato do Vale do Paraíba ser cortado pela rodovia Presidente Dutra, faz toda diferença.                                      

“O que você produz aqui no Vale do Paraíba você envia para todo lugar do Brasil, ou até do mundo. O que você quiser mandar pro porto, desce aqui para o litoral norte. Nós estamos aqui no eixo Rio - São Paulo, então o que você coloca na Dutra, você manda para qualquer lugar. Temos o aeroporto de cargas, o cruzamento com Minas Gerais. A nossa condição aqui é muito estratégica, o que favorece muito a indústria.”

Já no Litoral Norte, São Sebastião ficou na frente de todos os outros municípios, com 102 novos postos. Ilhabela fechou com 6, Caraguatatuba com saldo negativo de 30 e Ubatuba com menos um.

Mais notícias

Carregar mais